top of page
blog_mel_#_1_criança.png

   

    O leiomiossarcoma é um tipo raro de câncer que se inicia no tecido muscular liso. O tecido muscular liso é encontrado em muitas áreas do corpo, como o sistema digestivo, o sistema urinário, os vasos sanguíneos e o útero.

O leiomiossarcoma geralmente começa no abdômen ou no útero. Começa como um crescimento de células anormais e muitas vezes cresce rapidamente para invadir e destruir o tecido normal do corpo.  Os sinais e sintomas do

leiomiossarcoma dependem de onde o câncer começa. Eles podem incluir dor,  perda de peso e um nódulo ou inchaço crescente que pode ser sentido através da pele.  

Leiomiossarcoma

Diagnóstico

Os exames e procedimentos usados para diagnosticar o leiomiossarcoma dependem da sua localização, mas podem incluir:

Exame físico. Seu médico pode examiná-lo para obter mais pistas sobre o que está causando quaisquer sinais e sintomas que você possa estar enfrentando.
Exames de imagem. Os exames de imagem podem incluir ressonância magnética, tomografia computadorizada e tomografia por emissão de pósitrons (PET).
Biópsia. Um procedimento de biópsia envolve a remoção de uma amostra de tecido suspeito para exame. A amostra é enviada para um laboratório onde é analisada para a confirmação histopatológica.

Como a amostra de biópsia é coletada depende de onde o tecido suspeito está localizado. O procedimento requer um planejamento cuidadoso para que a biópsia seja feita de forma que não interfira em futuras cirurgias para remover o câncer. Por esta razão, peça ao seu médico um encaminhamento para uma equipe de especialistas com experiência no tratamento.

Tratamento

Os tratamentos que serão mais eficazes para você dependem da localização e do tamanho do seu leiomiossarcoma, bem como se ele se espalhou para outras áreas do seu corpo. Seu médico também considera sua saúde geral e suas preferências ao criar um plano de tratamento.

Em geral, os tratamentos para leiomiossarcoma podem incluir:

Cirurgia. O objetivo da cirurgia é remover todo o leiomiossarcoma. Mas isso pode não ser possível se o câncer cresceu muito ou invadiu outros órgãos próximos. 
Radioterapia. A radioterapia utiliza feixes de energia, como raios X e prótons, para destruir as células cancerígenas. Durante uma sessão de radioterapia, você se deita em uma mesa enquanto uma máquina se move ao seu redor e direciona os feixes de energia para seu corpo. A radioterapia pode ser recomendada após a cirurgia para destruir quaisquer células residuais.
Quimioterapia. A quimioterapia é um tratamento medicamentoso que usa produtos químicos poderosos para matar as células cancerígenas. Pode ser recomendado se o leiomiossarcoma não puder ser removido completamente com cirurgia ou se o câncer se espalhar para outras áreas do corpo.
Terapia alvo. Os tratamentos com terapia alvo concentram-se em anormalidades específicas presentes nas células cancerígenas. Ao bloquear essas anormalidades, os tratamentos com terapia alvo podem causar a destruição das células cancerígenas. A terapia alvo pode ser uma opção para o leiomiossarcoma avançado. Seu médico pode testar suas células cancerosas para determinar se a terapias alvo pode ser útil para você.

Contato

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta-feira

09:00 - 19:00

Rua Carlos Gois 375 sala 601 Leblon | Rio de Janeiro

(21) 2512-9667 

  • Youtube
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

Obrigado por enviar sua pergunta!

bottom of page