Se a dermatoscopia não sinalizar nada suspeito?

Home / biópsia / Se a dermatoscopia não sinalizar nada suspeito?

Se a dermatoscopia não sinalizar nada suspeito?

Ótima notícia! Se a dermatoscopia não identificou características suspeitas da lesão, esses pacientes permanecerão em acompanhamento com seu dermatologista periodicamente, e o intervalo de tempo entre os exames serão sugeridos pelo próprio médico.

Avanço no manejo do melanoma pela dermatoscopia

A dermatoscopia representa hoje um dos principais avanços no manejo do melanoma cutâneo. No passado, era bem diferente. As biópsias das lesões pigmentadas eram indicadas com base no exame clínico, principalmente pelo método mnemônico do ABCD (A – assimetria, B – bordos irregulares, C – mais de uma cor, D – diâmetro > 0,6cm).

Vantagens da dermatoscopia

Com a dermatoscopia, você seleciona melhor os pacientes que irão se submeter à biópsia, evitando a abordagem invasiva desnecessária e, ao mesmo tempo, fazendo um diagnóstico mais precoce das lesões suspeitas, aumentando a chance de cura.

O que fazer quando a suspeita clínica for grande?

Quando isso acontece, geralmente esses pacientes são indicados para a realização de biópsia, que será encaminhada ao patologista para que faça a avaliação. Essa avaliação, junto com o diagnóstico, deverá identificar os fatores prognósticos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.